terça-feira, 19 de junho de 2012

Casa do Estudante - UTFPR

Trabalho de Conclusão de Arquitetura - Casa do Estudante - Campus da UTFPR - Londrina (Projeto)


Para esse projeto foram levantadas obras de referência de grandes arquitetos, nacionais e internacionais, para auxiliar na composição final do edifício e entender melhor o programa. O projeto da Casa do Brasil de Lucio Costa ajudou na composição do alojamento, separando as atividades do setor de dormir e destacando uma cozinha para cada grupo de quartos, no caso, uma para cada andar. Outros projetos de Lucio costa foram estudados, bem como a fachada sul do Pavilhão Suíço de Lê Corbusier, e auxiliaram na composição das fachadas, principalmente na face oeste. Um dos principais pontos de apoio nessa composição foram os edifícios do Parque Guinle na cidade do Rio de Janeiro. Já O Simmons Hall, projetado por Steven Holl, cria ambientes comuns muito utilizados, como salas, lounges e grandes corredores, na Casa do Estudante proposta, algumas idéias projetadas por Holl foram utilizada, pequenos lounges e corredores amplos.



O partido desse projeto começou com o estudo da implantação do futuro campus da UTF, vias de acesso, vistas e facilidades com o relevo facilitaram na composição e diagramação do projeto. A ambiência do local, estudos de insolação e a presença próxima de um lago projetado determinaram à locação da vistas dos quartos. Criando assim uma planta em “x” em que cada ponta está zoneada com uma função especifica. A forma da planta também facilita na segurança, uma guarita locada no centro, controla o fluxo de pessoas. 


Os quantos são as principais peças do projeto e foram cuidadosamente estudados, formando uma unidade de habitação compostas de dois quantos individuais, um hall e um banheiro compartilhado. Cada quarto possui grande quantidade de abertura facilitando assim, a entrada de luz e ajudando na ventilação cruzada. Os brises além de protegerem da luz direta do sol são compostos de maneira a refletir a mesma para o teto clareando o ambiente com luz difusa, mais amena. Os brises, pré-moldados também entram no quarto configurando uma pequena prateleira. Outros elementos pré-moldados terminam de compor o quarto, como uma mesa retrátil e uma estante embutida na parede.


Para se construir ou projetar, há a necessidade de conhecer o local, a história e os costumes daqueles que o frequentarão. Dados históricos ajudam a definir fluxos, ambientes, harmonias, ritmos e aberturas de maneira que não agridam a integridade visual dos habitantes e da vizinhança. Dados estatísticos auxiliam na exata programação do projeto para que todas as funções deficientes sejam habilitadas. E a técnica visa na máxima racionalização construtiva, evitando perdas que por conseqüência refletem no custo e no aspecto da sustentábilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário